16/10/17

Seis livros para aprender mais sobre moda

 

Quem trabalha com moda precisa manter-se antenado sobre as tendências do momento e às referências do passado. Isso porque muitas das coisas utilizadas hoje foram tendência em tempos atrás e/ou carregam grande significado.

Por isso, preparamos uma lista com seis livros para quem quer aprender mais sobre moda e sua história. Confira!

“Histórias da Moda”, Didier Grumbach (COSAC NAIFY)

Esse livro foi lançado em 1993, na França, e atualizado pelo próprio autor para a versão brasileira. Por meio de depoimentos de grandes personalidades do mundo da moda, a obra retrata o surgimento e a evolução dessa indústria no século XX, bem como sua importância no contexto econômico e social. Didier Grumbach, o autor, foi por 16 anos o presidente da Federação Francesa da Costura e da Câmara Sindical da Alta-costura da França.

“A História da Moda no Brasil”, João Braga e Luís André do Prado (Disal Editora)

Nessa obra o leitor propõe percorrer a história brasileira por meio da moda. Com mais de 400 imagens, João Braga e Luís André do Prado traçam um painel evolutivo de tendências estéticas, comportamentais e na sobre a forma de se vestir. A publicação percorre movimentos de moda por mais de um século, chegando até a consolidação de importantes semanas dedicadas ao assunto no Brasil. Com isso, o leitor consegue ter um retrato vivo da história da moda no país.

 “A Era Chanel”, Edmonde Charles-Roux (COSAC NAIFY)

Coco Chanel foi um ícone no século XX e seu legado ainda perdura na moda. Única estilista presente na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time, Chanel sempre se destacou por sua postura vanguardista para sua época. Mais do que um relato sobre vida e obra dessa ilustre francesa, esse livro é carregado de curiosidades pessoais sobre ela. Leitura imperdível para quem é fã de alta costura!

“Fashion design: O Manual do Estilista”, Sue Jenkin Jones (COSAC NAIFY)

Sue Jenkin Jones relata passo a passo todo o processo para se tornar estilista. No livro, os interessados pela área podem descobrir desde a rotina de uma graduação em moda até como montar um portfólio profissional. Além disso, a autora apresenta os termos e jargões comuns na profissão. Ao término de cada capitulo, o leitor encontrará também diversas fontes de conteúdo relacionadas ao tema.

“Moda Intuitiva”, Cris Guerra

Autora do blog “Hoje eu vou assim”, um dos primeiros dedicados à moda diária no Brasil, Cris Guerra escreveu esse livro para evidenciar o que realmente é tendência: a autoestima da mulher. Por isso, ela instiga o leitor a refletir sobre a importância das roupas no dia-a-dia, já que a moda é uma forma de individualizar cada pessoa. O livro propõe a busca pelo estilo próprio e a valorização do que gosta em si mesma. Uma verdadeira reflexão sobre a importância da moda para a autoconfiança.

“Moda: uma filosofia”, Lars Svendsen

Sem dúvidas, o jeito que nos vestimos retrata a nossa personalidade. Esse livro reflete sobre como a moda interage com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo. De maneira irônica, o autor cita referências desde o mundo pop até pensadores como Kant, Adorno e Giddens. Vale a pena para quem gosta de refletir sobre o assunto.

E você já leu algum desses livros? Deixe sua indicação nos comentários e nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram Facebook!

Siga a Fleche D’or nas Redes Sociais