21/11/18

Nove filmes de moda para a maratona de final de semana!

Os filmes de moda comprovam que esse universo vai muito além da escolha de peças para compor um um look.

 

Se você duvida, preparamos nove indicações de filmes sobre o assunto! Fáceis de achar para assistir, são excelentes para aprender um pouco mais sobre o tema e agregar uma perspectiva mais ampla sobre o papel cultural desse segmento. Prepare a pipoca e bom filme!

1. Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Esse documentário sobre o estilista Jeremy Scott fala pormenores de sua carreira, inclusive a história da criação da sua primeira coleção para a Moschino, contando desde sua infância em Kansas City, no Missouri (EUA).

 

Só para lembrar, além de atuar como diretor da Moshino, Scott é comandante de uma grife que leva seu nome.

 

Também foi responsável por modernizar o designer de personagens como Barbie e Meninas Superpoderosas, e assinou collabs com a Adidas, Melissa, entre outras marcas.

 

2. Iris (2014)

Com 94 anos, e mais de sete décadas trabalhando com moda e design, Iris Apfel é considerada um ícone fashion.

 

Neste documentário,  o espectador é convidado a conhecer detalhes da história de vida dessa profissional e seu olhar sobre moda, explorando as coleções de joias e acessórios.

 

3. Girlboss (2017)

Essa série da Netflix conta a história de Sophia Amoruso, criadora da Nasty Gal. Baseado na biografia homônima, a obra televisiva narra o começo da jornada dessa fashionista na criação da conhecida loja de roupas vintage.

 

Com muita atitude e personalidade, Sophia emplaca com roupas que são a cara dos anos 70/80, ao mesmo tempo que tenta fazer seu negócio no E-bay crescer.

 

4. True Cost (2015)

True Cost é um documentário que retrata a indústria da Moda e seus mecanismos pela perspectiva fora do glamour.

 

Com abordagem mais crua, digamos assim, o filme retrata a exploração da mão de obra barata e a insustentabilidade do sistema de produção atual, baseado nas redes de “fast fashion”.

 

5. Bonequinha de Luxo (1961)

O filme que imortalizou Audrey Hepburn como ícone fashion é um daqueles clássicos que devem ser visto mais de uma vez.  

 

Bonequinha de Luxo é obrigatório para quem se interessa pelo mundo da moda.  Do figurino criado pelo estilista Hubert de Givenchy, o vestido preto usado pela personagem em frente à loja Tiffany, em Nova York, ou os charmosos chapéus, penteados, maquiagem, a obra originou tendências que perduram até hoje.

 

6. Coco Antes de Chanel
Essa obra aborda a  história da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, de sua infância pobre até a criação da gigante Chanel.

 

De origem humilde, Coco Chanel se destacou por no mundo da moda por seu talento e pioneirismo. No começo da carreira, costurava e trabalhava como cantora em um bar até que sua vida muda quando se torna amante e conselheira de moda de um rico herdeiro.

 

Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina. Desde aí, Coco deixa a marca no mundo da moda.

 

7. O diabo veste Prada (2006)
Um filme que revela de maneira interessante e com um humor irônico, o mundo fashion, por meio dos mecanismos e jogos de poder que regem editorias de moda.

Inspirado na obra de Lauren Weisberg, o enredo gira em torno de Miranda Priestly, alterego da Anna Wintour, poderosa e arrogante editora de moda da Revista Vogue americana.

 

8.  September Issue (R. J. Cutler 2009)

Esse documentário mostra a criação e a produção da edição de setembro da revista Vogue Americana. Essa edição é considerada a mais importante para os editores, pois marca o início da temporada de inverno, a estação mais longa para os americanos e europeus.

Com depoimentos da poderosa editora-chefe da revista, Anne Wintour (a mesma imortalizada por Meryl Streep,em o Diabo veste Prada) , de estilistas consagrados, novos estilistas, varejistas e colegas de equipe, o filme é um relato fiel da das dificuldades dos bastidores.

 

9 – Sex and the City (2008)

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), escritora de sucesso louca por moda – assim como nós- traz nesse filme um verdadeiro leque de looks incríveis.

Sucesso como série nos anos 2000, vem como filme, com continuação: um e dois. Em meio a conturbadas tentativas em equilibrar vida pessoal e trabalho, Carrie e suas amigas trazem tendências a cada cena, virando verdadeiras referências de looks pelo mundo, naquela época e lembrados até hoje.

Siga a Fleche D’or nas Redes Sociais